quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A questão da educação.....

Agora que já passou quase um mês desde que me instalei em terras outrora portuguesas, vejo que de cultura e educação portuguesas, Macau não tem quase nada.
É estranho pensar que isto foi "nosso" durante quase 500 anos.....

Estou para aqui a escrever, e o meu colega de gabinete acaba de demonstrar essa educação fabulosa (ou falta dela), arrotando que nem um animal, sem dizer nada!!
Outra coisa curiosa que aconteceu à uns tempos foi quando ele espirrou e eu lhe disse "bless you"!O homem ficou a olhar para mim e após uns minutos a pensar se eu era maluco perguntou-me o que quis dizer com aquilo....Enfim!!!
E claro, depois há sempre aqueles pormenores que já me são completamente banais, desde ninguém parar nas passadeiras, toda a gente entrar nos autocarros a correr, sem filas (parecem tolinhos), não deixarem as meninas passarem primeiro (cavalheirismo aqui não existe), etc. etc. acho que ficava aqui o dia!!!

Aqui é necessário esquecer todas as regras e educação ocidentais..."Na China, sê chinês"....
Preocupante é que já começo a reagir como eles instintivamente....

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Noitadas...

A chegada do fim de semana é um alívio...não porque se trabalhe muito durante a semana, muito pelo contrário (dias passados entre jogar FM08, jogos online e ler os blogs do pessoal, além de claro, visitar os sites dos prestigiados jornais A bola, Record e O jogo -para já), mas pelo menos pode-se sair à noite sem a preocupação de ter de acordar cedo na manhã seguinte!!

Como o Johnny ia ter um jantar da empresa, e nem eu nem a marta tinhamos vontade de cozinhar, aproveitamos para ir a um restaurante portuga, matar saudades...ou não!!O bacalhau à Brás era super gorduroso (e bacalhau mal ve-lo) e o prato das costeletas era bastante mal servido. A única coisa boa era a vinhaça....hummmm!


Seguiu-se um bar australiano, em que a bebida mais barata é curiosamente uma superbock (25 patacas=2,4 aérios, caríxima mesmo assim)...e mais tarde a disco de macau, D2!






Eu e Marta na Taverna Johnny, Marta e eu no D2



O pior de tudo foi mesmo apanhar um táxi para voltar a casa....1.30h de desespero à procura de táxi....dasssss!!!!!!!

O desespero à procura de taxi

Natal, Jantares e brincadeiras!!

Chegou o Natal e a verdade é que apesar da maior parte dos chineses não seguir a religião católica, eles festejam-no na mesma.

Claro que não sabem a história, ouviram vagamente falar de Jesus Cristo, nunca ouviram falar de Reis Magos,etc. mas isso também "não é importante"...o que interessa é haver jantares, prendas e obviamente o Pai Natal (que estranhamente tem os olhos em bico, e não anda num trenó mas de avião, é muito mais moderno!!!!).

Foi um fim de semana muito forte...sexta, jantarada de tugas, sabado, ALMOÇO da empresa, e à noite festa de despedida do Zé Pedro (C10)....hummm...parece-me tudo demasiado concentrado!!!!

E assim foi...depois da valente noitada de sexta feira e de uma chegada a casa por volta das 6.30h num estado a roçar o lastimável, eis que acordo com a Marta a dizer que já estamos atrasados para o almoço de Natal da Hovione (13h).

Lá me consegui levantar e apresentar uma cara o mais decente possível!!
Chegamos um pouco mais tarde (14,14.30h), mas o maior azar foi que o General Manager (português) tinha guardado dois lugares para nós....inacreditável, mal conseguia falar e ainda por cima tinha de ficar na mesa dele, e em frente a ele!!!!


O sacrificio de me manter acordado e com cara decente

Quando penso que as coisas estão más, surge algo para piorar mais a situação. Os chineses resolveram jogar ao jogo "papel,tesoura e pedra", em que o vencedor ganhava um prémio e o derrotado teria de cumprir um castigo!

Duas bolas estavam a circular pela sala, e quando a música parásse (já nem sei se é assim que se escreve,estes gajos deixam-me desorientado) as duas pessoas com a bola na mão teriam de se enfrentar...
Quem haveria de ser o primeiro escolhido????Claro, como o dia até nem estava a correr tão mal assim, fui eu!
Pior ainda, a minha adversária tinha 6 anos no máximo, e além de não saber as regras do jogo, qualquer que fosse o resultado, eles diziam sempre que eu perdia, portanto após 3 repetições tive de me render às evidências...venha de lá o castigo!!!
O castigo passava por: cantar (nem pensar), dançar (muito menos) ou então comer um sushi especial (que só mais tarde percebi o que tinha de especial).
Mal por mal, decidi comer o sushi, que apesar de tudo não tinha marisco (eu não como marisco)!
Após a primeira dentada, não sei como não vomitei tudo...aquilo era mau demais, melhor era horrivel!Tinha uma erva especial chinesa, super picante que tornava ainda mais intragavel o facto do salmão estar cru!!!Tenho 25 anos e nunca comi uma merda tão má!!!!Foi a primeira e ultima vez que comi sushi!!
Ainda por cima tive de comer aquilo até ao fim....bom, quando sai do palco fui directamente para a casa de banho e não é preciso dizer porque vocês já imaginam!!
O resto da festa foi mais calma, ainda ssim, fui 3 vezes ao palco, porque apesar de tudo fui um dos sorteados para receber uma prenda do pai natal (duas canecas,bahahah)!!



A miuda que me ganhou no "papel,pedra, tesoura"


A cumprir o castigo (reparem na cara de satisfação do chinoca)

bahah.....era mesmo mau,acreditem

domingo, 16 de dezembro de 2007

Reportagem



E de repente, alcançamos a fama e o reconhecimento!!!!Tudo graças a uma entrevista que demos a um jornal local (Tai Chung Pou)...
Aqui fica o registo....