quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A questão da educação.....

Agora que já passou quase um mês desde que me instalei em terras outrora portuguesas, vejo que de cultura e educação portuguesas, Macau não tem quase nada.
É estranho pensar que isto foi "nosso" durante quase 500 anos.....

Estou para aqui a escrever, e o meu colega de gabinete acaba de demonstrar essa educação fabulosa (ou falta dela), arrotando que nem um animal, sem dizer nada!!
Outra coisa curiosa que aconteceu à uns tempos foi quando ele espirrou e eu lhe disse "bless you"!O homem ficou a olhar para mim e após uns minutos a pensar se eu era maluco perguntou-me o que quis dizer com aquilo....Enfim!!!
E claro, depois há sempre aqueles pormenores que já me são completamente banais, desde ninguém parar nas passadeiras, toda a gente entrar nos autocarros a correr, sem filas (parecem tolinhos), não deixarem as meninas passarem primeiro (cavalheirismo aqui não existe), etc. etc. acho que ficava aqui o dia!!!

Aqui é necessário esquecer todas as regras e educação ocidentais..."Na China, sê chinês"....
Preocupante é que já começo a reagir como eles instintivamente....

3 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Heheh. E prepara-te que a tendência é para piorar...Esses gajos são tantos que é uma autêntica luta pela sobrevivência.
Abraço e um excelente 2008

Unknown disse...

não te preocupes, daqui a pouco tempo já tás como eles!!! depois passa a ser bem mais fácil viveres na selva....

beijinhos

José Miguel G. disse...

Pedro,

Que tal o regresso depois de altas férias na Tailândia?!

Quanto à falta de educação...por terras indianas, onde a presença portuguesa tb deveria ter deixado marcas, a boa educação é muito escassa! Arrotar é quase como respirar...fungar nem falar...tossir para cima de quem estiver no raio de 1Km é hábito...qdo espirram nada de mão a proteger mas terminam dizendo: "I'm sorry!". Não é de lhes dar um murro?!

Coragem!

Abraço e Feliz Ano Novo!