quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ano 4706...

Pois é!

O tempo aqui na China passa a voar....estou prestes a entrar no ano 4706, o ano da Rata (fica mais engraçado que dizer do rato)..... eheheh

Esta é a verdadeira época de festa para os chineses!! É agora que aproveitam para tirar os únicos dias de férias que têm a gozar (normalmente inferior a 15 dias) para regressarem à terra natal!

Isto cria um fluxo de pessoas absolutamente impressionante, que bloqueia completamente todos os meios de transporte.

Imaginem o que é um país com 1,2 biliões de pessoas em movimento!!

Tudo bem, nem todas regressam às suas terrinhas, mas grande parte sim!! Será que têm meios para tal escoamento?? Não....por isso o caos está instalado nas maiores cidades, agravado ainda com as péssimas condições atmosféricas que se fazem sentir este ano!



Felizmente não vou para a China...Malásia e Singapura aguardam a minha visita...



Bom ano do Rato!!!



See you

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

"on...to...fi"

Este foi o mais recente código que tive de descodificar.
Numa conversa com um dos (únicos dois) mecânicos que falam inglês (sáo para aí 20), ele veio com estas palavras quando estavamos a falar de equipamentos.
À primeira vez não percebi, mas como estava muito barulho, pedi para repetir...
Bom, a verdade é que fiquei a perceber o mesmo, e então pedi-lhe para repetir várias vezes...
A conversa não estava nada fácil e ele continuava "on, to, fi," até que ao fim de uns bons minutos (e de gestos, que foram fundamentais!) descobri finalmente o que significava...
É simplesmente "one, two, three"!!!
Até parece fácil, mas acreditem que não é!!Exige muita ginástica auditiva!

Pior ainda é tentar perceber/falar cantonense! O cantonense tem 9 tons (ao contrário do mandarim que tem apenas 4), sendo uma língua extremamente difícil de aprender!! Para um mero principiante como eu, é muito fácil dizer disparates, sem ter a noção do que se diz.
Basta uma simples mudança num tom para um elogio passar a um insulto.
Um exemplo disso é amigo/estupido que se diz, (na minha opinião porque não distingo os tons) da mesma maneira: Páhniau.
É preciso ter muito cuidado com a língua!!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Fim de semana em Zuhai

Onde????

Zuhai é a cidade que fica logo após atravessar as Portas do Cerco (Fronteira de Macau com a China). É uma cidade grande e tipicamente chinesa, logo um bom sitio para descobrir. Basta atravessar a caótica fronteira para perceber as diferenças entre Macau e a China...a 2ª é muito, mas muito mais pobre!Mal se põe o pé em Zuhai vêm logo mendigos, verdadeiras carraças, que não deslargam (gosto desta palavra) enquanto não receberem uma moeda.

Pior que isso é que se em Macau é dificil arranjar alguém que fale Inglês, aqui é um verdadeiro milagre. Ainda por cima, cantonês também não falam, e as poucas palavras que sei não adiantam de nada, porque falam um dialecto muito estranho.

A primeira tarefa foi arranjar um hotel barato para dormir. Após percorrermos alguns, decidimos ficar no Fortune, um hotel em que ninguém falava inglês!!! A negociação foi fantástica...e interrompida por um rato que se atravessou à frente mas prontamente pontapeado pela porta fora pelo Segurança!!!

O jantar começou muito tarde (lá para a meia noite) no COHIBA, um restaurante com uns bifes deliciosos (e muita cerveja).

O resto da noite foi passada na "melhor" disco de zuhai...a yesterday, que era no mínimo estranha. Muitas salas privadas onde os chineses se juntam em grupos e apenas 2 pistas comuns. Aí só mais 2 ocidentais, de resto tudo chinocada que falavam para nós como se percebessemos alguma coisa do que estavam a dizer.

O dia seguinte foi para relaxar...foi a tarde inteira no spa! Eram piscinas aloe vera, de vinagre, de leite, de rosas, de chá, de tudo...quase todas com água aquecida...Um verdadeiro sonho!!

Para terminar em beleza, uma massagem....hummmm tão bom!!!!





Porta do Cerco; Ricardo a vender limpador de cotão em Zuhai


Rua em Zuhai; Ricardo e as Chinocas

PS: Não há mais fotos porque a máquina ficou sem bateria

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Xangai boy em Macau!!

E o primeiro visitante C11 a Macau foi...............Aguiar!!!

Após ter trocado o barco e ter ido parar a HK e ter tido uma viagem de taxi no mínimo estranha, o Aguiar lá acabou por chegar a Macau ás 22.30h.

À espera estava um tipico jantar tuga...bacalhau com natas e umas entradas de presunto e queijo (sim, isto também existe em Macau), e claro vinho português. Para jantar estava também o Ricardo, que foi C2 e agora vem trabalhar um ano para o governo de Macau.

Foi uma grande noite (mais uma) de convívio e diversão, que começou no Lion's Bar (MGM Casino), e que terminou, como habitualmente no D2.


Macau aguarda mais visitantes....


Johnny, Aguiar, Marta e Ricardo; Cheers



Aguiar e Marta; Lion's Bar

Cantora Chinesa; Foto à C11





terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Temporal em Macau...

O temporal apoderou-se de Macau!

Decorriam as 0.30h quando começou a chover...
CHOVER????Bom, se calhar não será o termo apropriado, afinal de contas, apenas caíram uns pingos durante 1 minuto no máximo!!!!A verdade é que foi a primeira vez que aconteceu desde que cá cheguei (2 meses).

PS: Este post é dedicado a todos os contactos que heroicamente têm aguentado condições adversas!!! eheheh

domingo, 13 de janeiro de 2008

Sofrimento.....

A distância não apaga o sofrimento.....DOI MUITO ver a miséria em que o benfica se encontra!!!!!!!!
Jornada após jornada, os tripeiros estão cada vez mais longe!
Apenas serve de algum conforto ver a lagartagem pior!!!! eheheheheh......

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Férias de Natal....Tailândia!!!!!!!!!!!

Após tantos dias de preparação e muitos mais de ansiedade, chegou finalmente o dia de embarcar para a primeira viagem/aventura no Sudoeste Asiático.

O destino escolhido foi a Tailândia, e propusemo-nos a fazer uma espécie de volta à Tailândia em 5 dias, através de 5 voos e conhecendo várias estâncias paradisíacas, desde as ilhas de Phuket e Koh Samui, passando obrigatoriamente pela Full Moon Party em Koh Phangan!Para Koh Samui ficou ainda reservado o momento de reunião com outros elementos da família Contacto (C11) espalhados pela imensa Ásia (os "indianos" de Bangalore (Jaime e Zé Miguel) e Nova Déli (Ricardo e Kwame) e o "chinês" de Shangai (Aguiar)). Foi aqui que passamos o nosso Natal, com um bacalhau cozinhado pelos mestres Kwame e Aguiar!!Delicioso....

Sobre a Tailândia não há muito a dizer...tem de facto praias únicas e uma alegria contagiante 24h por dia.
De resto, o que por lá se passou, por lá ficou!!!!(assim ficou acordado)

Mas há sempre episódios engraçados, desde a proibição da venda de bebidas alcoólicas no dia anterior e no dia das eleições. Eh pá..é inacreditável!!!!Acabadinhos de chegar e com vontade de sair e o Rei faz-nos esta desfeita. Ganda malandro o Rei da Tailândia!!!

E o caso que nos deixou mesmo á beira do abismo...estavamos quase a perder o avião, faltava 1h para a partida e ainda estavamos a uns 20 a 30 km do aeroporto. Tentamos arranjar um meio de transporte e lá encontramos um tuk tuk. Após algum tempo de negociação (na tailandia tudo se compra através de negociação) lá acordamos um preço razoável. Tudo estava a correr mais ou menos, até que o imbecil do taxista, reparou que estavamos com pressa e parou a sua carroça no meio do nada, a pedir mais dinheiro!!Bom, foi a histeria completa...o João quase batia no homem, e foi tão insultado que se sentou imediatamente ao volante e fez a viagem mais alucinante que tive até hoje...Eram ultrapassagens pela esquerda (aqui é ao contrario), curvas cortadas, curvas em contra-mão...nunca vi nada assim!!!Tudo correu bem...chegamos 20 minutos antes da partida...right on time eheheheh

Tailândia, até breve (certamente)



Eu, Marta e João em Patong Beach; Camaleão a meter-se com o João



Viatura alugada em Phuket; Rua em Bangkok



Eu em Bangla Road (Patong); Rabastecimento das scooters em Koh Samui


Paisagem do Sul de Phuket; Sinal sugestivo em Patong




Vista de Koh Samui; Tsunami...Fujam!!!!



O Sacana do Rei proibiu o álcool...; Taxi-elefante



Final de tarde em Phuket; Reunião de alguns contactos Asiáticos (Zé Miguel, Jaime, Johnny, Marta, Kwame e Aguiar) Esq.->Dir.

As viagens alucinantes em tuk tuk